Ventura Xuning

ventura xuning ventura xuning (1) ventura xuning (2) ventura xuning (3) ventura xuning (4) ventura xuning (5)

Um raríssimo fora-de-série que seguiu o caminho do xuning, equipado com faróis “universais”, lanternas de Del Rey, rodas Binno, “entrada de ar” à lá Kadett na coluna C, grade “sob medida”… Por dentro, couro vermelho, volante estilo “gamer” e tapetes chão de busão. Esta coisa foi encontrada a venda, clique aqui e confira. Como ninguém conhece esse carro, aí vão algumas fotos do modelo original e um pouco de história:

ventura I ventura I (1) 
A L'Automobile Company começou em 1976 fazendo réplicas em fibra de vidro de um Alfa Romeo 1931 carro esportivo em um chassi VW. Com este sucesso, a empresa decidiu construir um carro "moderno" da sua própria concepção. O Ventura saiu em 1978 e começou ser vendido em setembro daquele ano. Ele começou utilizando chassi e motor a ar VW, como de praxe. Dois anos mais tarde, o Ventura começou a ser exportado para os Estados Unidos, Alemanha e Argentina.

A partir de 1981, o Ventura veio em dois modelos, LES e RS. O RS era basicamente o mesmo carro, mas vinha equipado com o 1.6 a água do VW Passat. Em 1984 uma versão conversível foi lançada, a qual teve pouquíssimas unidades produzidas. Tanto o conversível quanto o cupê estavam disponíveis com motores 1.6 e 1.8 litro, este último com 84 cv. O motor 1.6 foi abandonado em 1986. O modelo 1.8 alcançava uma velocidade máxima de 185 km/h, número expressivo para a época.

ventura II ventura II (1) ventura II (2)

Em 1988 o carro passou por uma reformulação profunda, chamado de Ventura II (acima). O Ventura II tinha motor 2.0 e um visual mais clássico. O novo carro não foi bem sucedido. Pouquíssimas unidades do Ventura II foram fabricadas, tendo sua produção encerrada ainda em 1988.

Enviado por Gabriel Calixto – Fonte: Restivocar

18 comentários:

  1. sinceramente eu não curto tanto o ventura, mas a réplica do alfa romeo eu acho interessante...

    ResponderExcluir
  2. Vou descer a barra de rolagem antes que dê gonorréia nos meus olhos

    ResponderExcluir
  3. foi um belo carro, e ele merecia um chassi e mecânica bem melhor q a da vw da época, apesar q se fosse a d hoje não seria ainda justa ao modelo, q foi muito bem desenhado, merecia mecânica própria ou então um belo motor d Maverick ou Opala, seria perfeito. e eu gostei mais do Ventura I, o II meio q quis ser moderninho, não curti.

    me lembrou alguns daqueles porsches antigos com motor dianteiro. teve até um post aqui no blog com videos do top gear em que o "capitão lerdo" tinha um porsche desses azul...

    ResponderExcluir
  4. Olhando esse post vi que ficou bem parecido com os que eu faço pro Carros Raros BR :D

    Achou que vou "copiar" e postar lá

    Abraços
    ass
    Kiko Molinari

    ResponderExcluir
  5. kkk eu q inventei o termo farol "universal" kkkk

    ResponderExcluir
  6. O original ficaria mais bonito se tivesse faróis retrateis... Acho o.O (sempre achei a mesma coisa do SP2, que por sinal são parecidos)

    ResponderExcluir
  7. Ingo R disse...

    kkk eu q inventei o termo farol "universal" kkkk

    8 de dezembro de 2010 23:57


    cuidado que o edir macedo pode te processar pra cobrar royalties e dízimos retroativos...

    ResponderExcluir
  8. @ Duílio

    Refere-te ao Porsche 944? Se sim, também tenho a mesma impressão. Existe o 928, que apesar de também ser parecido, não lembra muito o Ventura.

    http://www.porschearchive.com/ (todos os modelos catalogados até agora)

    @ Todos

    A 1ª geração do Ventura lembra-me vagamente o Brasinca Uirapuru e a 2ª geração o Jansen Interceptor. Para quem não os conhece, a Auto Esporte fez uma matéria (embora superficial) sobre a história destes dois modelos.

    ResponderExcluir
  9. Pessoalmente gosto do Ventura, mas mesmo que não gostasse, diria: xunar um carro tão raro como o Ventura é um verdadeiro crime! Ainda mais usando o farol "padrão" (para não dizer outra palavra)

    ResponderExcluir
  10. Não sei se acordei de mau humor ou ver esse assassinato de clássico acabou fudendo de vez meu dia.

    ResponderExcluir
  11. mais um daqueles carros de fibra que são bonitos por fora , mas são uma porcaria por baixo...


    eu morro de vontade de comprar uma carroceria de Puma e colocar num chassis de alumínio com um motor Duratec central, ia ficar simplesmente foda

    ResponderExcluir
  12. nem sabia que existia, mas ele não merecia mesmo um fim tão tragico assim

    ResponderExcluir
  13. Kenji Ashimi disse...
    O original ficaria mais bonito se tivesse faróis retrateis... Acho o.O (sempre achei a mesma coisa do SP2, que por sinal são parecidos)

    Mas são a mesma coisa,O Ventura usa peças do SP2 como portas e para-brisas..era para ser uma "releitura" do SP

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Eu sabia que o Ventura usava o motor 1600 plano da Variant, mas com motor de Passat eu nunca vi.


    De qualquer forma o cara fez isso porque não sabia a raridade que tinha em mãos e ai saiu essa cagada com o milho junto.

    ResponderExcluir
  16. Conseguiu enfeiar o que já não era muito bonito. Mas os faróis não são de Palio G2??

    ResponderExcluir
  17. ƒlávio griŋdcore,

    A lanterna traseira é do Del Rei, e o farol de Palio G2 :D

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.