Verdades sobre o Fiat Marea


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Você ainda não morreu?

Fiat Marea foi mais um dos fracassos da montadora italiana no segmento dos modelos médios. A primeira tentativa de sedan com este porte no Brasil, o Tempra todas, não chegou a ser líder de vendas, mas conquistou seu espaço. Seu sucessor chegou em 1996 na Europa e em 1998 já era vendido por aqui.

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Marea de baiano

O Marea tinha um estilo bem “Eu sou o Marea” – tanto que as formas venciam bastante sobre a função. O farol, lindérrimo para alguns, iluminava pouco. O painel tinha um vistoso rádio, fazendo a saída de ar ficar baixa (fazendo tomar ar frio ou quente nas mãos).

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Câmbio automático de verdade: jamais voltamos a vê-lo em qualquer outro Fiat

A traseira, se não era convencional, também não conquistava a maioria em ambas as carroçarias carrocerias, principalmente no sedan. A Weekend, com seu jeito de barca, agradava mais. Desgraça mesmo era a música de lançamento: “Nã-nã-nã, na na ná, nã-nã ná-ná”.



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Mico Marea Branco, na época era mais feio que a porra, hoje estaria na moda...

No começo, havia o motor 2.0 20v de 142 cavalos. O presente de Natal de 1998 foi o Marea SX, terrivelmente pelado (não tinha ar, vidros elétricos ou som, além de ter 15 cavalos abatidos; ao menos ficaram as calotas).

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Esse era foda... Hoje é uma desgraça!

Depois foi lançado o Marea dos Marea, o Turbo – com motor de 182 cavalos (bastante amansado em relação ao propulsor do Fiat Coupé). E em 2000 chegou a motorização 2.4 20v, de 160 cv, uma verdadeira usina perante outros nacionais da época. Todas estas novidades eram suficientes ao Marea assumir apenas a segundona entre os sedans médios mais vendidos (praticamente por W.O., já que os concorrentes eram bem menos pretenciosos), e bastante distante do Vectra que, como você sabe, era o fodalhão em vendas da época.

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Para a linha 2002 veio uma reestilização vexatória ou não, com lanternas roubadas do Lancia Lybra (que por sinal caíram melhor no Marea do que no próprio Lancia). Depois veio a opção de câmbio automático (a transmissão era a mesma do Vectra 1996, tão suave quanto uma pedra-pomes).

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Há, te peguei! Este é o Lybra, não o Marea!!!

Com o tempo, o Marea foi perdendo seu carisma de topo-de-lnha da Fiat. No Brasil, o Stilo ficava até mais caro que o Marea em algumas versões. E na Europa, sedan e perua saiam de linha para dar lugar ao Croma, um sedan-minivan-perua-diabo-a-quatro-sei-lá-mais-o-quê, de acordo com a definição da própria Fiat.

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O grande pecado do Marea foi a mecânica "avançada" demais, com manutenção cara e que exigia mão de obra especializada. Coisas que definitivamente não deram certo em terras brasilinas, onde o povo tá acostumado com motores boxer a ar, APzões e GM família I e II, que qualquer alfissina boca-de-porco mexe... Quem podia bancar uma manutenção sofisticada dessas queria distância do já manolizado Mamerda Marea. Assim, ele se tornou um dos maiores micos de mercado já vistos no Brasil.

Para tentar reverter esta situação e dar sobrevida ao modelo, já que não havia outro sedan médio no catálogo da Fiat, em 2005 o Mocréia Marea ganhava outra reestilização, mais leve que a de 2001, com a grade “tiozinho”. Também podia ser equipado com o sistema Connect, ironicamente inaugurado pelo Stilo um ano antes. Veio também o motor 1.6 16v de 106 cv, que era o oposto de todos os outros utilizados antes no Marea: fraco, econômico, confiável e de manutenção simples. Tanto é que alguns até chegaram a cair nas mãos dos taxistas!!

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A primeira vítima da linha Marea foi o Turbo, que saiu de linha para não perder (em “vida”) o título de nacional mais potente, superado por Civic Si e Golf 4,5 GTI. Depois, no meio de 2007, as versões com motor 2.4 davam o adeus. Por fim, com o sucesso do Punto no fim de 2007, a Fiat anunciou o fim da linha para o Marea (o modelo era rejeitado pelo mercado: a perua, no ano todo de 2007, vendeu 43 unidades, todas na mira dos “colecionadores”). Quase um ano depois veio o Linea, um carro inferior, e que faz jus à má fama da Fiat no segmento médio.

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Verdades
  • Na Itália, a Fiat lançou o Marea Bipower, espécie de flex, só que movido a gasolina e gás metano. Para a montadora, o metano seria facilmente encontrado nos postos, como hoje o etanol ou o GNV (ou não). Felizmente, isso não aconteceu.
  • O “novo” Marea (2001-2007) passou a ser equipado com um eficaz item antirroubo (aumentaram o logotipo). A queda chegou a 93%.
  • A manutenção do Marea é feita, em 85% dos casos, com fita isolante.
  • Todo dono de Marea SX tentou mexer no motor, mas passou longe de alcançar os 182 cavalos do Turbo. E quando conseguiram, haja combustível…
  • Os manolos correram pra comprar seus Marea usados quando o valor caiu pra menos de R$ 20.000, mas assim que a bomba come$$ou a estourar, rapidamente os carros viraram sucata.

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“Acho que um motor maior cairia bem no Marea”
  • Tem coisas que a gente só poderia ver no Brasil, como um racha entre um Marea Turbo e um Gol AP Turbo com 3,5 kg de pressão.
  • É muito difícil ver um dono de Marea vender seu carro, e quando isso acontece, só se for para o ferro-velho, quando alguém estiver precisando das peças.
  • Hoje encontra-se Marea - que ainda funciona - por menos de R$ 10.000.
  • Quando o motor 5 cilindros fundia, era decretado PT na hora, pois o orçamento de reparo superava em algumas vezes o valor de mercado do carro.

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Estado dos Marea atualmente – ou são táxis ou estão no ferro-velho – ou as duas coisas…

42 comentários:

  1. Essas são as mais puras verdades. Ontem vi um por 11 mil ano 2000, e o visual do carro tava castigado

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  2. "Depois veio a opção de câmbio automático(...tão suave quanto uma pedra-pomes)"

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Mas q o turbo andava p/ kct, andava...

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  3. Eu nunca tive um...mas meu primo teve um ELX 142cv, uma Week Turbo 182 e uma mexida com uns 400...é um puta carro..sempre achei lindos (os primeiros, o 'BAD BOY' eu acho horrivel...

    uma pena terem matado ele na epoca

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  4. O carro até era bacana, mas não deu certo, em parte ,como diz o texto , mecânica extremamente avançada pra nosso país, em que se cobra muito caro por peças de manutenção( seja qual for o carro) e mecânicos despreparados , talvez se um dia esse quadro possa se reverter ( eu duvido ) possamos ver coisas mais "avançadas" assim pelas ruas. Caiu faz tempo naquele ditado : É carro que rico não quer mais, e pobre não pode manter.

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  5. gosto muito do carro,nada melhor que viajar com a família a 220 km/h.mas a manutenção é absurda,tem retifica que sai por mais de 12 mil.

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  6. Que escroto o carro da primeira foto!

    Marea é um ótio carro, o que fode é a manutenção e a marca...
    mas mesmo assim, acho que é o unico carro da fiat que eu realmente teria.

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  7. O fato de "dar PT" quando o motor fubde é verídico: o preço de um motor desse novo é (ou era, não sei hoje) um pouco acima dos 20 mil reais!!!

    Pude comprovar isso quando perguntei a um amigo que trabalhou na revenda Fiat da minha cidade natal. O preço elevado se dava por causa do motor ser importado da Itália, e se somar as taxas de importação, custos e lucro da revenedora o valor só poderia ser esse mesmo :/

    Abs
    Kiko Molinari

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  8. Meu tio teve uma Turbo, adava pakaray, mais quando deu pau.............. ele esqueceu que essa bosta tem que por oleo toda semana, o carro é dahora, mais o motor apesar de andar bem , é um lixo.

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  9. quando tiver de maior tenho vontade de pegar uma "bomba" dessa pra ficar como segundo carro,só pra dar umas puxadas nos finais de semana.meu pai queria pegar uma 2.4 hlx automática 2001-2002 a uns 4 anos,só que depois que ele viu o preço de uma lanterna traseira desistiu na mesma hora.aqui na minha cidade tem uma 2.4 HLX 2000 ou 2001 verde topada abandonada a 6 anos a uns 70 metros da praia em um estado semelhante a essa marea taxi,só que AINDA possui as rodas e os faróis.

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  10. sou fã do marea turbo, ainda terei um! ou um uno turbo! pra mim os 2 da fiat que ainda tenho coragem de ter...

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  11. Bom eu tenho porem tem bastante mitos sobre esse carro, Hoje a manutenção do meu Marea 99/00 nao e cara, O que pega sao as peças que nao encontra mas ta de boa carrao, tudo de bom gosto demais do meu Amo FIAT e trocarei ele por um Stilo vamo ver o que dá neh!. Melhor Site da net Site de macho. abraço a todos

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  12. Antes de mais nada, esse tópico está com defeito, pois ele só aparece quando se clica em "mais informações" no rodapé de onde deveria estar o fim do tópico.


    Aliás eu me lembro bem do Marea, pois a calota do Marea SX até 2003, 2004 era usada não só em carros da Fiat, mas em TODOS os carros de outras marcas, havia casos que o cara socava o carro no chão e deixava as rodas originais aro 13, mas com as calotas de aro 15 do Marea SX que (óbvio) ficava uma merda, sem contar que como a calota era maior do que a roda, a borda da calota comia as beiradas do pneu, era simplesmente RRRRIDÍCULO.

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  13. o carro não é ruim, é o povo brasileiro que não sabe cuidar do carro, lá na Itália o povo não reclamava do Marea não, e tinha os mesmos motores que aqui (menos o 2.0 Turbo, esse só tinha no brasil)

    eu teria um Marea a qualquer momento, custo de manutenção pra mim não é problema, só cuidar que não estraga, se estragar, junta o dinheiro e compra a peça, mas o carro tb não é de vidro como o povo pensa... só não é uma Hilux que resiste até a um salto de um prédio...

    (alias uma pequena curiosidade, o Lancia Lybra, carro de quem o Marea herdou as lanternas Bad Boy, também tinha motor Fivetech...)

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  14. Tive uma Weekend que me trouxe duas alegrias: quando comprei e quando vendi. FIAT - Farrapos Italianos Atrapalhando o Trânsito. KKKKKKKK

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  15. Sei lá, era um carro bom mas deixava a desejar, em muitos aspectos, mais do que o próprio Tempra. A começar pelo som, o original do Tempra era aquele Alpine japonês super vistoso e no Marea colocaram aquela droga da Paxxan argentina com som de lata.
    O Lybra é mais gambiarrento, pois possui frente roubada dos Mercedes classe E 96 (aquela frente que o primeiro VW Polo brasileiro também roubou...).

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  16. o que os italianos chamam de metano é o mesmo gás natural que se vende em qualquer posto... e a itália foi um dos países onde começou essa onda do gás já na década de 50...

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  17. o barulho dele é o maximo,a motora emprestado do seu irmão coupé 2.0 de 5 cilindros em linha....msm estilo de motor q os carros da volvo fazem....

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  18. o foda É A MANUTENÇÃO , MAS É UM PUTA DE UM CARRO, EU TENHO HJ UM PALIO 1.6 16V E ESTOU MUITO CONTENTE COM ELE...

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  19. foi pra vala o marea justamente por que brasileiro se acostuma com motores de manutenção fácil,e quando vem um melhor,mais atual e de qualidade,levam no ''zé mexanico'' e dá nisso. brasileiro não pode ter carro atual,tá condenado a ter apzão e motor Gm da época do monza...

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  20. o Marea era e ainda é um pata carro, quando bem cuidado. O problema no Brasil foi que os manolos que compravam a versão turbo tavam acostumados a esmerilhar os seus Gls Gti e mesmo assim fazer manutenção em qualquer lugar. Ai quando apareceu um carro rapido que a maioria dos mecanicos não sabiam mexer, resolveram taxar o carro de ruim ao inves de acietaram a falta de preparo de alguns profissionais.
    Quem tem um Marea e cuida dele como deve tem um otimo carro

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  21. Concordo com quem diz que ele é injustiçado, Mecanica muito avançada pra os Brazucas, isso é que é foda...

    Sou fã dos Turbo tambem.... Só não sei pq a fiat usou o 5cc 2.4 no Stilo Xumak, e não o 2.0 turbo

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  22. Eu tenho um A4 Turbo, e um Marea Turbo.... o A4 Turbo, vive dando oficina..sem exageros, e o Marea Turbo, alem de estar com 300cv, só me deu oficina 2x :

    1a. trocar correia dentada, rolamentos, tensores, etc, + sensores de temperatura, fase e rotaçao.. EU MANDEI TROCAR TUDO

    2a. Levei para tirar o carter e trocar a cola, e aproveitar para ver a famosa criaçao de borra que tanto se fala por ai.. LIMPO, motor LIMPO, eu troco de oleo a cada 3mil km, e detalhe, MINERAL, o carro roda no alcool.

    ------------

    O A4T automatico, ja me deu pau em sensor, em cambio automatico, em motor, em cambio de novo, e de novo no cambio... no cabeçote (atropelou valvula na partida)... nao anda nem a metade... mas é um AUDI, e custa mais caro manter que o Marea..

    Enfim... o que falo é:

    SE VOCE PODE TER E MANTER...tenha, por que ter, qualquer um pode, manter é outros 500, e depois, é o carro que nao presta.

    Abraços.

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  23. E mais...

    Volvos usam 5cilindros em suas versoes turbos T5

    Audi 5cilindros em sua versao especial a RS2, com dedo da Porsche e sua traçao 4x4.

    O Coupe da fiat, um exemplar famoso e de colecionador na Europa, muito bem acertado, um conjunto perfeito:

    Freios BREMBO, controle de traçao, controle de estabilidade, suspensao KONI (caso nao me engane) 220cv de fabrica... alem do desenho que nunca envelhece criado nada menos pela PININFARINA...

    Aqui no BR, nao deu certo esse motor 5cilindros, simplesmente por carregar o logo FIAT...

    Mas nao se ouve os mecanicos e pessoas tapadas falarem mal dos 5cilindros AUDI, e 5cilindros volvo... na epoca, falavam que o 5cilindros fiat nao prestava, porque necessitava fazer malabarismo no vira, para girar, e com o tempo quebrava...

    Quem falava isso, era uma atrocidade tamanha, que era facil ver que o energunimo de nada entende de carro, pois 5cc a audi tem, e a volvo (e anos depois a VW copiou com o JETTA), isso é um motor bem ruim né??

    Mas é fato, que motores 5cilindros nao vingaram muito pelo mundo, pois custa mais caro a manutenção que de um 6cc (V ou L), a unica que ainda insiste, é a VOLVO..

    Marea T, em especial, foi um grande carro, e ainda é (quando em cuidado), é uma pena, que moramos em um país com mão de obra pessima, e com povinho linguarudo e pessimo que acham de tudo..

    Abraços.

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  24. A mecânica do Marea é evoluída certo?

    O problema é que o pessoal quando pega carro bom, quer levar a um zé ruela de subúrbio, semi analfabeto, que só porquê viu um passo a passo de desmontar um giclê de fusca no instituto universal brasileiro, se julga o melhor dos mecânicos

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  25. Rafael GBR - Top Gear BR disse...
    gosto muito do carro,nada melhor que viajar com a família a 220 km/h.mas a manutenção é absurda,tem retifica que sai por mais de 12 mil.

    cara 220km/h por hora com a familia dentro do carro caracteriza "TENTATIVA DE SUICIDIO COLETIVO)

    AQUI EM MINHA CIDADE UM MANOLO MATOU A NOIVA DE 22 ANOS CAPOTANDO UM GOL 1.0 2001 NUMA SUBIDA

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  26. AQUI EM MINHA CIDADE UM MANOLO MATOU A NOIVA DE 22 ANOS CAPOTANDO UM GOL 1.0 2001 NUMA SUBIDA

    esse fez magica

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  27. Era uma puta carro, mas tinha um projeto ruim.
    Nas primeiras versões, pra trocar correia precisava tirar o motor inteiro.
    TODAS AS PESSOAS QUE CONHEÇO QUE TIVERAM UM MAREA dizem que foi o pior carro que tiveram.

    E sinceramente, gastar 3 mil de manutenção em um carro que não vale 10 é loucura pra mim.

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  28. Ao amigo de cima..

    NUNCA precisou tirar motor fora... somente precisa ter as ferramentas corretas...

    SIMPLES..

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  29. P/ martins consultoria.

    Não sei se nos mareas mais novos é assim, mas PRECISA SIM soltar o motor, coxim, para liberar espaço já que onde fica a correia é colado com a lataria, e não tem espaço pra trabalhar.
    Não estou dizendo arrancar o motor pra fora do carro, mas é preciso soltar sim.

    No youtube tem bastante video sobre isso.

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  30. MARTINS CONSULTORIA disse...

    Aqui no BR, nao deu certo esse motor 5cilindros, simplesmente por carregar o logo FIAT...

    Mas nao se ouve os mecanicos e pessoas tapadas falarem mal dos 5cilindros AUDI, e 5cilindros volvo... na epoca, falavam que o 5cilindros fiat nao prestava, porque necessitava fazer malabarismo no vira, para girar, e com o tempo quebrava...

    Mas é fato, que motores 5cilindros nao vingaram muito pelo mundo, pois custa mais caro a manutenção que de um 6cc (V ou L), a unica que ainda insiste, é a VOLVO

    13 de agosto de 2011 13:53

    5 cilindros não é mais caro de manter que o 6 em linha, pelo contrário, é até um pouco mais barato... mas tem a questão do balanceamento que é mais fácil num motor de 6 cilindros mesmo...

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  31. O problema é que o pessoal quando pega carro bom, quer levar a um zé ruela de subúrbio, semi analfabeto, que só porquê viu um passo a passo de desmontar um giclê de fusca no instituto universal brasileiro, se julga o melhor dos mecânicos
    [x2]

    a uns dias atrás eu estava conversando com um taxista justamente sobre a falta de mecânicos que não fossem preguiçosos e a excessiva variação na qualidade dos combustíveis disponíveis no mercado nacional que acaba piorando o funcionamento de alguns motores mais sofisticados... ele comentando comigo sobre 1 colega dele que tinha jeep preparado pra trilha e com advinha qual Atestado de Pobr.. ops.. motor embaixo do capô, e sobre a popularidade desse motor entre os malucos justamente pq qualquer moleque de 14 anos consegue montar um ap com uma mão enquanto usa a outra pra bater punheta... mas mexer num motor mais cheio de detalhes realmente não é qualquer um que consegue...

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  32. Brasileiro tem preconceito com motor de alta tecnologia, os manolos não prestam nem pra calibrar os pneus imagine fazer a manutenção preventiva.

    Conheço bem esse motor, é muito avançado pro padrão dos mexânicos de plantão, pra ter uma ideia, muitos "professionais" não sabe o torque de aperto de cabeçote, pior ainda, esses motores usam uma ferramenta de Aperto Angular, nem todas as oficinas tem.

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  33. ops quando falei Stilo Xumak, era Stilo Abarth...kkk falha no engano

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  34. JoaoF

    Sim... precisa somente deslocar-lo para um angulo que entre as ferramentas.. mas nao é nada anormal..

    Eu nao vejo problema algum nisso... é o modo que tem de ser feita a manutençao do carro, basta a oficina ter profissionais capacitados, especializados e com ferramentas adequadas.. é simples o trabalho...

    Vamos pensar no seguinte:

    Voces acham que a manutençao de uma Ferrari (V10, V12) é facil?? que a Manutenção de uma Maserati, Lamborghini, etc..é facil??? que é só abrir o capo, trocar a correia e acabou?? que só o motor do marea precisa mudar o angulo e de ferramentas especiais??

    Nao...todo motor tem seu modo correto de manutençao. Sim, o torna mais trabalhoso, mas motor grande é assim mesmo.. exige ferramentas adequadas e M.O IDEM...

    Porque voce nunca viu alguem reclamar da manutençao de um Audi S2/RS2? de um Volvo T5??? é tao complicado de mexer quanto em um motor 5cilindros de marea.. sabe qual é a resposta?

    Eles TEM DINHEIRO, o dono do VOLVO, leva em sua rede autorizada VOLVO, e o dono do Audi, leva em sua rede AUDI... e o trabalho é feito corretamente...nao se ve esses carros em boca de porcos.. o problema do marea é esse.. m.o especializada.

    Se levar o marea em m.o especializada, o carro nunca incomodara...só que custa caro, e muita gente quer fazer gambiarra, mecanico mais barato..etc, pq nao pode manter, depois o carro quebra e ele quem ganha a fama, e nao seu dono porcão...ou o mecanico mão torta preguiçoso.

    O Marea nao é ruim, o problema que a FIAT cagou nos primeiros manuais com troca de oleo a 20mil km... ela tem 90% de culpa nisso.. e tambem, por ser um motor muito avançado na epoca que desembarcou aqui.

    Hoje em dia..temos muitos mecanicos que vao se especializar em motores modernos.. e atendem todo tipo de carro importado, como uma autorizada faz..

    O problema de marea é um só...

    Barateou, para muitas vezes nas maos de donos que nao podem cuidar, e quando vao fazer manutençao, levam em bocas de porcos que ainda querem consertar carro com alicate... ai nao ha carro moderno que aguente.

    Leve um corsa 16v, ou um gol 16v... os mecanicos ja choram: ESSE CARRO É RUIM D++++...

    É só no Brasil, que carro com tecnologia é ruim...

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  35. eu já vi vários playboys semi-falidos levando audi e até bmw mais antigos em boca-de-porco... volvo geralmente é mais difícil cair em mãos erradas, mas eu lembro de uma vez que o volvo s40 à época já com 10 anos que um cliente do meu pai tinha começou a dar problema na parte elétrica, e o carro foi levado pra ser mexido na garagem da casa do meu tio (aquele que é mecânico aeronáutico) e ele começou a cutucar tudo quanto era fio com o multímetro e fez umas gambiarras...

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  36. Tem carro que tem baixa procura e pouca peça de reposição, um exemplo disso é o Clio I 1997 (Importado)

    Adivinha o porque do povo não falar mal da mecânica do carro?
    R - MOTOR CHT Que a Renault comprou da ford

    Eu sou um bom mecânico, sei mexer com diversos carros, mas tem certos carros que não mexo por não ter conhecimento, pois prefiro perder o cliente por não mexer do que me meter a besta no que não conheço, fazer merda e depois ficar eu e minha humilde oficina e ganha pão com o filme queimado

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  37. Carro de primeiro mundo, tecnologia de primeiro mundo, pra andar em país de terceiro mundo, estrada de terceiro mundo, gasolina de terceiro mundo e mecanico que só sabe mexer em motor boxxer (não se animem não, o subaru e o porsche não entram nessa) e gol tresquilimei, convenhamos, nãoi poderia dar certo.

    Quem tem, cuida, troca o óleo no período certo e no tipo certo (Brasileiro ta acostumado com troca de óleo de R$25,00 - Fusca - Mais que isso é loucura), sabe que é um ÓTIMO carro.

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  38. gente 20 mil pra fazer um motor kkkk
    não é helicoptero....

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  39. Marea depois do 147 foi o carro que matou a Fiat no Brasil.. Pelo menos a Fiat tentou..

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  40. O problema é que o pessoal quando pega carro bom, quer levar a um zé ruela de subúrbio, semi analfabeto, que só porquê viu um passo a passo de desmontar um giclê de fusca no instituto universal brasileiro, se julga o melhor dos mecânicos
    (3)

    Carro de primeiro mundo, tecnologia de primeiro mundo, pra andar em país de terceiro mundo, estrada de terceiro mundo, gasolina de terceiro mundo e mecanico que só sabe mexer em motor boxxer (não se animem não, o subaru e o porsche não entram nessa) e gol tresquilimei, convenhamos, nãoi poderia dar certo. (2)

    O marea é sim um bom carro, como tantos outros só que brasileiro não sabe nem calibrar pneu, não tem mecânicos especilizados e a negada põe agua de torneira e oléo de cozinha no carro.
    Esse carro foi um erro, pois no Brasil coisas avançadas são vistas como ruins por conta da ignorancia da maioria do povo.

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  41. quem mata o carro é o dono, inapto a ter um carro com tecnologia, o marea foi o primeiro carro lançado no Brasil a ter tantos itens tecnologicos que hoje embarcam a maioria dos carros vendidos aqui, Marea é um carro para os poucos Brasileiros que gostam de carro e sabem cuidar de um, como comentado aqui carro pra brasileiro é 1000 pelado, pra por 3 conto de alto falante e corneta e ficar enchendo o saco na rua com o som de gosto duvidoso

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  42. A maioria dos comentários negativos sobre este carro provem de pessoas que nem ao menos andaram dentro de uma Marea. Pois o veículo é ótimo, porém mante-lo tem que gostar. Claro, o carro não anda quebrando como muitos outros por aí. Estas péssoas, são a maioria desprovidas de conhecimento da mecanica em questão e muito invejosos. São pessoas totalmente cuidadosas com seus carros, colocando óleo lubrificante monograu 40 de R$5,00 a cada 5000km. Adoram uma promoção de posto de combustivel. Compram Pneus made in Taiwan em mega liquidações nos supermecados e entre outros cuidados com seus modernos carros 1.0 que são "excessivamente economicos" fazendo 10km/l! Entre ouros, o Marea é um carro para quem curte carro. Se você quer somente um transporte, fuja de carros como este. De preferencia a carros de manutenção simples. Não pegue um carro como este para depois sair falando mal, dizendo que este ou outro veículo não presta.

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