Verdades sobre o Fiat Stilo

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Desgraça que a Fiat teve coragem de colocar no Salão do Automóvel de 2004

A Fiat nunca foi muito feliz no segmento de médios. E com o Stilo a situação não foi diferente. O carro chegou cheio de status e refinamento, com itens nunca vistos em carros nacionais. Mas era caro, perdeu o fôlego e envelheceu; só foi substituído pelo Bravo em 2010 (atraso de quatro anos em relação à Zoropa) e se tornou um legítimo carro de manolo.

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Depois do Brava, que foi lançado muito tardiamente e não vendeu o esperado, a Fiat resolveu tirar o atraso e trazer o então novo Stilo, igual ao europeu. Bom, ficaram de fora as versões duas-portas (que tinha frente diferenciada) e Multiwagon (perua), mas o novo hatch médio trazia os mesmos atributos do modelo do Velho Continente. Para o bem e para o mal: o design, que no Brava era o atrativo, pela ousadia tipicamente italiana, virou uma imitação sem graça do VW Golf, ainda que o design quadradão tenha agradado bastante na época. A suspensão era molíssima, o volante era frouxo e o motor PowerTrem retirado da Meriva garantia sonolência ao motorista. Seu diferencial estava nos mimos: vou repetir do jeito que estava no comercial.
  • Dual Drive (direção elétrica). Você tem.
  • Ar-condicionado Dual Temp. Você tem.
  • NGI (Next Generation Interior). Você tem.
  • Sky Window. Você tem.
  • Criatividade, motor e segurança. Você não tem.
  • Fiat Stilo. Ou você tem, ou você não tem.
(Eu não tenho! Graças a Deus!)

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Até ar-condicionado de teto o Stilo tinha…

O Iskái Uíndou era uma vidraça que custava 10% do Stilo e se dividia em cinco lâminas, sendo que todas se elevavam, uma ficava à frente e as outras quatro, atrás. O NGI era só um nome chique para o rearranjamento dos bancos traseiros, que podiam correr para a frente, ser parcialmente rebatidos e reclinar, como numa minivan. O kit incluia também mesinha "tipo avião" e descanço de braço com porta-copos. E o Dual Drive é a atração para as barbeiras mulheres, que deixava a direção bem leve para manobras apertando-se o botão Civic City. A lista de opcionais era extremamente extensa e trazia itens de "alto luxo" para um nacional da época, como faróis de xenon (custava cerca de R$ 6.000), side-bags e window-bags (totalizando 8 air-bags). Um Stilo Abarth com todos os opcionais atingia inacreditáveis R$ 122.000.

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Sonho de consumo de todo pobre

Se na Europa a missão de vender tanto quanto o Golf falhou miseravelmente, no Brasil o Stilo tinha vendas boas, afinal era confortável, espaçoso e bem-equipado. Mas os motores...

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  • 1.8 8v: PowerTrem da Meriva: tinha só 103 cv, era barulhento nas acelerações, e na estrada toma pau de qualquer veículo, até mesmo de caminhões e de cadeiras de rodas motorizadas.
  • 1.8 16v: Virou mico graças ao preconceito dos braçileiros contra motores 16v. De fato ele era bem melhor na estrada, com seus 122 cv. Mas na cidade só andava bem ao se pisar fundo no acelerador.
  • 2.4 20v: Mesmo motor do Marea, com 167 cv. Apesar da cavalaria e da cilindrada do motor impressionarem em termos absolutos, na prática não é bem assim: seu desempenho é compatível com o do Linea T-JET: que tem motor 1.4... O motor podia ser bom, mas a direção boba e a suspensão mole estragavam a festa. O 2.4 vinha exclusivamente no modelo Abarth, que saiu de linha em 2008 (só formalidade, pois naquele ano não tinha vendido sequer uma unidade). Ele tinha a mesma "facilidade" de manutenção do Marea, com reparos que podiam atingir cinco digitos.
Mas, qualquer que fosse a versão, comprar um Stilo era garantia de enjoo ao rodar. O Stilo sofreu poucas modificações até seu fim de carreira no Brasil, em 2010. Em 2005 chegava o motor 1.8 Flex, enquanto em 2008 ele ganhava uma reestilização barata, com piscas nos retrovisores gambiarrados da Idea Adventure, grade vermelha, frisos laterais cromados, lanternas tunadas e as toscas duplas saídas de escapamento falsas, sendo que a única verdadeira ficava mais abaixo. Uma cafonice que pela mãe do guarda...
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Saídas falsas de escape e engate arrebentar o parachoque alheio. Que tosco…

Edições para trouxas
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  • SP: Homenagem aos são-paulinos cidadãos de São Paulo (capital); foi uma série mais equipada. Chegou em 2004 para comemorar os 450 anos da cidade e foi reeditada em 2006. Vinha com detalhes cinza, rodas 17" e alguns itens a mais. Vale ressaltar que esta série especial foi vendida até mesmo fora de São Paulo.
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  • Connect: Sistema que permitia ao rádio “atender” ligações de um celular com Bluetooth. Era só ativar o viva-voz e sair falando sozinho.
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  • Schumacher: Foi lançada em 2004 na euforia das vitórias do piloto alemão e vinha de série com Sky Window, rodas 17" exclusivas (modelo "garras de escorpião", que caíram rapidamente no gosto dos manolos) e a cor Vermelho Modena. No ano seguinte estreou o famoso Amarelo Indianápolis. Foi o início da manolização do Stilo, que na época era carro de playboy. Se nesta série o motor era 1.8 16v, imagine se a série fosse dedicada ao Rubinho Barrichello (certamente seria um Stilo movido a pedal). Saiu de linha logo após que Schummy abandonou a Fórmula 1.
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  • Sporting: Um dos modelos mais conhecidos pelo manolos, substituiu o Schumacher e de esportivo só tinha o visual. Como não andava porra nenhuma mas vinha com rodões, teto solar e cores chamativas, era um carro ideal pra "desfilar". Surgiu em 2007 e atingiu o ápice da breguisse do Stilo após o face-lift de 2008.
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  • BlackMotion: Era um Sporting melhorado, com os detalhes bregas ocultados por tons escuros. Tinha um bom pacote de itens de série, mas custava mais de 65 paus numa época que já haviam rivais mais modernos, como Focus, C4 e R$ 1,30 i30. Surgiu no Salão de 2008 com motor 2.4 do Abarth, mas foi lançado com o motorzinho 1.8 de sempre e o maior pecado desta versão: não tinha opção de câmbio manual, só aquela tranqueira automatizada TrancoLogic...
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                                                 Já vai tarde, carroça!!!
  • Attractive: Atraía o Stilo contra as árvores. Era um modelo depenado, com calotas do modelo 2002 e nenhum dos detalhes esportivos que fizeram a fama do Stilera. Como os motores PowerTrem tinham que ser substituídos pelos E.TorQ até o final de 2010 e manter o Stilo com este propulsor adaptado seria caro e pouco rentável, depois o unAttractive virou versão única até o fim da produção.
Enquanto isso, no exterior...
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O Fiat Stilo chegou na Europa em 2001 e deu adeus em 2007 para dar lugar ao Bravo. Neste meio-tempo, foi um carro apagado da linha italiana e teve versões duas-portas (bem discutível) e Multiwagon (o que se passa na cabeça destes projetistas...). Em 2004 chegou o modelo Uproad, um legítimo Plasticadventure, só que nascido na Itália.

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Um dos episódios mais tensos do país veio à tona em 2008: algumas unidades do Fiat Stilo podiam apresentar falhas no conjunto do cubo das rodas, levando à sua soltura com o carro em movimento. Diversos acidentes foram causados, uma pessoa morreu, mas só em 2010 a Fiat foi condenada a pagar R$ 3 milhões de multa e fazer recall das unidades. Detalhe: nas unidades mais antigas, com esta peça vinda da Itália, o cubo não dava problemas. Mas quando passou a ser feito no Braçil...

Verdades
  • Os bandidos libertados adoravam o Stilo, pois com o Sky Window podiam tomar aquele banho de sol, dentro do carro. Criminosos menos afortunados sentiam a mesma sensação ao comprar um Stilo 1.8 8v sem ar e com os vidros fechados pra pagar de rico.
  • Apesar do Abarth ter sido a verdadeira versão esportiva do Stilo, rodas 17" e Sky Window nele eram opcionais e o visual era bem discreto. Já os pseudo-esportivos Schumacher e Sporting sempre trouxeram de série esses itens, além das cores vivas que os manolos tanto gostam.
  • Atenção manolada, já tem Stilera por menos de R$ 20.000!!
  • O Stilera atrai todo tipo de manolo, desde o forrozeiro até o psyzeiro, passando obviamente pelo funkeiro.
  • As piriguetes ainda ficam com a calcinha molhada quando andam num Stiloso com Sky Window aberto.
  • O Stilo reforça a tese de que o segmento de hatches médios é o preferido dos manolos. Afinal esta categoria reúne os principais sonhos de consumo dos portadores de deficiência mental Oakley: A3, Golfera, Astrossauro, Stilera, Vectra GT, 307... 
  • O Stilo nasceu como um carro elegante e discreto, mas morreu cafona e chamativo.
  • O Stilo Attractive era menos atrativo até que um Kadett Astrossauro.
  • O Stilo Schumacher foi um lançador de tendências xuneiras: foi ele quem difundiu o Sky Window e o conceito de Stilo pseudo-esportivo feito pra desfilar, além de ter lançado uma das rodas preferidas dos manolos Fieteiros que andam de Palio ou Uno e inaugurou os tons vivos de vermelho e amarelo, que são a referência pra manolos que querem repintar seus makinões com uma cor mais quente.
  • É bem mais legal andar com um iPad acorrentado no pescoço do que andar de Stilo com Sky Window aberto. (ih, já fui dar a ideia...)
  • A Fiat recomenda para o Stilo o óleo de soja vendido pela Igreja Universal, abençoado pelos 318 bispos, pois só com um milagre ele funciona sem criar borra de óleo no cabeçote.

29 comentários:

  1. Esse é o carro de manolo do momento. Pior quando colam um adesivo (geralmente da Oakley) na primeira lâmina de vidro do teto-solar.

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  2. nossa, mais o estilo do exterior, a traseira lembra muito o Volvo C30.

    Stilo é um carro bonito, mais sem graça! :D

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  3. escrevi errado Stilo ali em cima! Sorry! hehe :D

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  4. Stilo ate q é bonito (apesar do desenho antigo), mas zero pro conjunto mecanico

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  5. essa do óleo dos 318 pastores fui eu que citei na desciclopédia... a propósito: na zoropa o stilo básico tinha aquele motor 1.3 16v de 80cv do palio...

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  6. Pq vcs perseguem a Fiat? Não tem um comentário positivo aí. Qualquer coisa vcs puxam pro lado negativo. Esse comentario nao eh trolagem nem ofensivo, so minha opiniao.

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  7. Amanda, comparando com os outros posts da série Verdades, tratamos muito bem o Stilo...

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  8. Pior que o problema do cubo do Stilo é o mesmo que tinha o 147. SE não me engano foi isso que levou a Fiat a fazer o primeiro recall no Brasil.

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  9. Amanda disse...
    Pq vcs perseguem a Fiat? Não tem um comentário positivo aí. Qualquer coisa vcs puxam pro lado negativo. Esse comentario nao eh trolagem nem ofensivo, so minha opiniao.

    Nao vamos generalizar tambem amanda, a Fiat tem uma qualidade, vou te falar qual é.........

    bem, eu vou pensar em alguma depois volto e te falo.

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  10. cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...
    essa do óleo dos 318 pastores fui eu que citei na desciclopédia...


    Mandou bem Kamikase, eu ri... :D :D :D


    Mas, voltando ao tema, hoje em dia não se vê mais um Stilo Abarth sequer rodando nas ruas, aliás até hoje eu só me lembro de ter visto um único exemplar desse modelo na rua paralela a da minha casa, mas nunca mais vi outro.


    E inclusive neguinho falava que Stilo era carro de São Paulino, por soltar a roda fácil (veja bem, só estou dizendo o que eu escutava falar na época que o carro era fabricado)

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  11. o único motivo que me faria comprar um Stilo seria o teto solar... mais nada...

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  12. Era meu sonho de consumo, daí quando tive dinheiro pra comprar um, ele já tava com visual defasado, todo quadradão e com aquele "degrau" nas laterais, horrível.

    E junto com Astra, A3 e Civic, virou carro de manolo mesmo.

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  13. se por de lado com o 307 toma pito(kkkk 307tero mode: off)

    mto bom o post

    uma coisa que nao me sai da cabeça é por que o 2.4 no Abarth e não o 2.0turbo?

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  14. soltar a roda foi oque causou o acidente de um garoto de minha cidade que havia ganho do pai um stilo,resultado:perdeu a perna direita no acidente q sofreu,o stilo dele ficou sem as 4 rodas na dutra e capotou varias vezes,nao morreu de sorte.
    hj ele tem um civic automatico e usa uma perna mecanica.

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  15. o primeiro fiat(Família Italiana Atrapalhando Transito)como meu pai dizia com skywindow teto q se movia
    pena q o negócio de soltar as rodas o micou mt....

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  16. Este comentário foi removido pelo autor.

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  17. Henrique disse...

    uma coisa que nao me sai da cabeça é por que o 2.4 no Abarth e não o 2.0turbo?

    21 de agosto de 2011 01:23


    nem o modelo europeu tinha o turbo, era só o 2.4 mesmo... mas seria mais adequado o turbo tanto por ser mais potente quanto por conseguir uma alíquota de ipi mais baixa, já que acima de 2.0 paga um valor maior...

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  18. outro carro que foi pra vala....já vi vários com tudo quanto é vidro aberto e o povo dentro fazendo festa....virou carro de jovem inconsequente e de portador de ''ócrei'',claro.

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  19. o 2.4 Abarth tinha um câmbio muito longo, eu já andei em um que tinha custado os R$ 122,000 realmente, ele demora 11s pra chegar nos 100km/h e chega a 150km/h na irrisória 3ª marcha!!!

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  20. Não sei porque vocês criticam tanto a Fiat,é a Fiat que tem o carro mais barato do Brasil (até que veio o QQmerdaéessa),foi a Fiat que trouxe o estilo aventureiro aos carros populares com o Palio Adventure,foi a Fiat que trouxe o sistema que acende os faróis de milha para o lado que você vira melhorando a segurança em estacionamentos pequenos,é a Fiat que tem um dos carros mais vendidos no Brasil,faz parte da Fiat a Ferrari e Maserati,e vocês criticam o estilo de muitos carros dela,como o Uno,gente,o que vocês querem de um carro de trabalho (o Uno não é para a família viajar,foi feito adequadamente para firmas) 1.0 basicão?Uma carroceria de Lamborghini?E a Fiat tem muitos carros bonitos,porque que vocês não criticam o Punto e o Bravo,porque são lindos,e o Stilo também,porque vocês não vão criticar a chevrolet com o Tragile e a Montrana,ou a Ford com o Ka Gada,tem tantos carros ridículos nesse Brasil e vocês insistem na Fiat,poxa,vamos pensar um pouco né?E se a Fiat usa a mesma plataforma em seus carros,a Chevrolet também,a Monstrana usa plataforma de Corsa,assim como o Celta,a Ford pegou a carroceria B2 do Santana e fez o Versailles,bom,acho que já disse,tudo,e eu digo,SEMPRE GOSTEI DA FIAT E NÃO DEIXAREI DE GOSTAR POR CAUSA DE UM BLOG QUALQUER...

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  21. Eu sei q vcs botam pra descer em todos do quadro 'verdades', mas vcs capricharam nessa do Stilo. já nao eh a primeira vez q eu vejo essa perseguição com a fiat...

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  22. leonardo, no blog já falaram do agile, do ka, do golf e de muitos outros. e este post fala do stilo, onde você leu que generaliza a fiat? compara com o post do 207 ou do agile que você vai ver que é bem mais pesado...

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  23. acho que eu vou comprar um blackmotion ou um sporting.

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  24. "Pardo disse... neguinho falava que Stilo era carro de São Paulino, por soltar a roda fácil "

    "Kamikaze disse...
    essa do óleo dos 318 pastores fui eu que citei na desciclopédia..."

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    eu ja gostei do Stilo qdoc ele era elegante e discreto (mas mto fraco de motorização)

    em 2002 no salao do automovel eu vi um Stilo de rally..vermelho com rodas brancas, bem nojento...mas pelos comentarios na epoca era um Abarth, mas Abarth mesmo como disse o Pardo eu tbm só vi um na vida..por sinal era lindo!

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  25. Stilo foi um carro bonito e bacana, com muitos itens inclusive o maios top deles: Sky Windows XP.
    Até hj o pessoal curte ver ela aberta.
    Pena que teve muitos defeitos inclusive da rodinha solta...
    não era um carro ruim, só faltou a Fiat caprichar mais na qualidade de produção e menos no preço.
    Agora, é o futuro carro de vileiro, assim como um dia já foram golf GTI, a3 Turbo e astra

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  26. Não tenho e nem pretendo ter nenhum dos carros que costumam aparecer por aqui, mas uma coisa é certa: o blogueiro só demonstra antipatia e nunca tece algum tipo de elogio. Que carro será que ele tem? Será que aceitaria tamanha desconstrução de seu automóvel? Afinal a escolha foi dele.
    Abraço.

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  27. ô inveja viu! Quem não tem dinheiro pra comprar um Stilo só sabe fazer uma coisa mesmo, é falar mau. Quem tem é outra história. O carro é show, dá de 10 X 0 em muitos aí. Vcs estão é com dor de cotovelo. Fui.

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  28. "portadores de deficiência mental Oakley"
    Mano eu ri alto aqui no trabalho.

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