Verdades sobre o Nissan Tiida

p_0811_08_z_nissan_versa_side_view
Em breve, cada vez mais Tiida perderão suas características originais

“O luxo todo que eu tenho é do dinheiro de vocês – pagando um preço 1.8 por um carro 1.6!”
Rappers sobre Nissan Tiida

“Legal este usado. Sai por R$ 20 000?”
Thiago Barbosa vendo o Nissan Tiida Sedan no showroom

“Repetindo: nós não temos dinheiro para contratar um designer”
Equipe de engenheiros da Nissan sobre Tiida

“Vai ser meu próximo carro no meu futuro clipe”
Jay-Z sobre Nissan Tiida

“Tiida feio? Feio deve ser a imagem do espelho do seu quarto!”
Dani Bolina sobre Nissan Tiida

“Ah, você tá de brincadeira. Cadê o porta-malas desta coisa? Me ajuda aí, pô.”
Datena sobre Nissan Tiida hatch

“Tesão!”
Você após fazer test-drive num Tiida SL no Nissan Inova Show

DaveDeli_Nissan_Latio_05
Body-kit fudido para o Tiida Sedan

Nissin Biiba Nissan Tiida, também conhecido como Versa nos EUA e no Canadá, surgiu em 2004 no Japão, e possui as carrocerias hatchback, Latio (sedan) e Wingroad (entre uma perua e uma minivan, e que a princípio é um modelo à parte). Em meados de 2006 ele estava disponível nos EUA, e aproximadamente um ano depois era lançado no Brasil, onde por sinal, desde o começo não empolgou.

imgNissan Tiida2
Tentativa FAIL de vender o Tiida

Apesar da concorrência desatualizada, o Tiida não conseguiu muito mercado no Brasil, por alguns motivos:

Design: As referências eram boas, como o Murano na frente e o Peugeot 307 na traseira, mas o conjunto era de um carro bastante sem graça, pela desproporcionalidade e falta de inspiração nos traços. O Tiida possui rodas que parecem pequenas e lanternas enormes, para citar dois exemplos. Até o Astrassauro, com sua frente de trem, possui muito mais personalidade (e, ousa-se dizer, mais bonito).

Interior: o consumidor que estava disposto a investir mais de R$ 50 000 num Tiida recebia em troca poucos equipamentos e muito espaço interno para os passageiros. Só para eles, pois o porta-malas era diminuto (apenas 289 litros). Na versão top, SL/E SL, havia o banco traseiro corrediço como no Fox, que permitia aumentar a capacidade para 463l, mas aí os convidados ficavam sem espaço para as pernas. Sem contar que apresentava problemas na coluna de direção, e nem mesmo tinha uma indicação de farol de neblina ligado ou desligado (puxa vida…).

tiida_flex_painel
Tiida completão

Propulsor: ambos os Tiida possui um único motor 1.8 16v Flex de 126 cv, que não empolga, especialmente quando vemos que concorrentes como Focus e i30, que custam um pouco mais, possuem mais de 140 cavalos em seus motores 2.0.

Suspensão: o Tiida tem alergia ao esburacamento das ruas do Brasil. E para os boyzinhos que gostam de instalar saias e spoilers, não damos uma semana para o conjunto se arrebentar todo…

Rede Nissan: apesar do bom atendimento tradicional da Nissan, seus consumidores precisam lutar para serem atendidos. Peças demoram vários meses para chegar, e às vezes o próprio Tiida ficava em falta nas concessionárias. Ou seja, se não quebrar, o Nissan é só alegria. Mas para esperar uma peça, além de muita grana, o proprietário precisa ter paciência franciscana.

Isso sem falar no Tiida Sedan, o queridinho dos órfãos do Santana, e que não tem ABS ou airbags nem mesmo como opcional.

Segunda Geração
Tiida 2012

Devido ao sucesso do Tiida/Versa pelo mundo, a Nissan optou por uma repaginação na linha. O hatch agora está bem mais moderno para competir com o Focus III e o novo i30. Seu motor 1.6 Turbo rende, acredite, 188 cavalos!!! O Tiida Sedan tomou um rumo diferente: se torna um carro de base mais barata, idêntico ao Sunny, o sedan do March. O motor é 1.6, mas bem menos empolgante (por aqui deverá o mesmo motor do March, de 109 cv).

art_01682_nissan-versa-sunny-2012-imagem2

Verdades
  • Até por serem do mesmo grupo Renault-Nissan, Tiida e Sandero são irmãos espirituais: feios, gigantes, com motor apenas razoável e interior limpo, vazio de equipamentos.
  • A Nissan fez uma versão pelada do Versa Sedan 2009, a 1.6, que nos EUA custava o equivalente a cerca de R$ 17.000 (um dos carros novos mais baratos de lá). ABS e rádio eram opcionais e as rodas eram aro 14" com calotas.
  • Sempre tem um xunileiro acabando com um Tiida, especialmente para exibições no SEMA Show e outros eventos menores. Por aqui, como ninguém conhece o Tiida, é raro ver um com qualquer alteração que seja, até mesmo rodas.
  • O retrovisor do Tiida é igual ao do Honda Fit antigo.
  • Os faróis também lembram bastante o Old Fit.
  • O Tiida mais feio certamente é o EV-11. Observe os para-choques, tentativa FAIL de imitar nossos carros populares…
  • O Tiida Sedan tem uma traseira mais feia que bater na vó às 23:50 do dia 24 de dezembro. 
  • Este provavelmente será o menor post da série Verdades, pois ninguém conhece direito esse carro, que apesar de bom, é mais um injustiçado no mercado, como todos os Nissan.

medium_nissan-ev-11-zero-emissions-versa-630
Tiida elétrico popular
Sugestão de Antoninho

13 comentários:

  1. Pois é..a ultima frase resume tudo.

    Os Nissan são injustiçados...O Tiida pode ser peladex e com desenho duvidoso, mas é muito mais 'maquina' no sentido de qualidade, que muitos por ai..

    acontece algo parecido com o Focus, que pra mim, é o melhor hatch que tem no Braçiu, mas perde feio em vendas pra jabiraca do i30

    ResponderExcluir
  2. e um porém...eu gostei do primeiro, preto e cinza com detalhe verde...

    ResponderExcluir
  3. Olha eu até acho o Tiida Hatch bonito...
    Mas o sedan...
    A traseira não faz nenhum sentido!

    Off: meu primeiro comentário por aqui... frequento o BA a muito tempo mas nunca comentei...

    ResponderExcluir
  4. A traseira do Tiida Sedan é como o Tio1.jpg....[/desciclopediano off]





    Não tem extremamente nada a ver com o carro.

    ResponderExcluir
  5. Cara, o Tiida Hatch é legal pela traseira, que lembra Opel Corsa, já o sedan é totalmente sem graça e afrente dos dois é totalmente sem sal o comentário desses 20 mil foi pq eu o vi de traseira e pensei que fosse mais um chinês da vida (Pior foi um tiozinho que viu o lifan 620 e confundiu com um VW Passat)

    ResponderExcluir
  6. Ah o comentário dos 20 mil, a cara de ódio reprimido do vendedor não teve preço

    ResponderExcluir
  7. esses posts ja estao ficando enjuativos, poderia dar uma manerada, dia sim dia nao, ta osso

    ResponderExcluir
  8. Nunca vi graça nenhuma nesse carro e na versão sedã então muito menos.

    ResponderExcluir
  9. hoje tive a oportunidade de ver um Tiida Sedan e ficar um bom tempo olhando pra traseira dele, caramba, é feia, e nem é porque não tem nada a ver com o desenho do carro, ela é feia por si só....

    o hatch nem acho tão feio não, e o Versa da primeira foto até que tá bem legal...

    ResponderExcluir
  10. Meu, não tem nem que fazer piadinha de riscar a frase não... O "ASTRASSAURO" É SIM, MUITÍSSIMO MAIS BONITO E COM MUITÍSSIMO MAIS PERSONALIDADE QUE O TIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIDA.

    ResponderExcluir
  11. O Tiida/Versa da 1º tá muito louco...ok podem me chamar de mano...rsrs

    ResponderExcluir
  12. Realmente o primeiro tiida do post ta bonito sim, mas a traseira do sedan é mais feio que bater na mãe, matar o cachorro e encoxar a vó no tanque!!!
    Eu arriscaria um seminovo, mas 0KM jamais!

    ResponderExcluir
  13. No minimo vcs devem ter carros populares e pelados!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.