Verdades sobre o Fiat Tempra

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Também Tempra picape! E você achava que não…

"Você quis dizer: Tem pra todas!"
Google sobre Fiat Tempra

Você quis dizer: Alfa Romeo 155 de pobre
Google sobre Fiat Tempra

“- Bom dia, eu gostaria de um Tempra preto.
- Hoje é seu dia de sorte, olha só que beleza!
- Espera aí... esse é o Fiat 147, não?
- Pois é, aqui é o que tempra preto!
- Nunca vi um Fiat nacional que não fosse carroça!" 
Fernando Collor antes do lançamento do Tempra

"Nem eu!"
Stevie Wonder sobre citação acima

"Minha inspiração!" 
Designer da Dacia sobre Fiat Tempra

"Tá barão hein, de carro novo!"
Seu vizinho ignorante confundindo seu Tempra 1992 com um Logan 0km

“Nada disso, não vou deixar guardar esse carro de bandido na minha garagem!”
Mãe preocupada com seu filho que acabou de comprar um Tempra 

“Eh vElhO i fuDIDo mAIS eh mEu!!1111”
Seu vizinho sobre Fiat Tempra Stile

"Aí dom, é um puta carrão loko tá ligado?!? Istilo patraum!!1"
Favelado portador de Oakrey sobre Tempra

"Enjambra um motor a diesel e já era!"
Kamikaze Diesel Fanboy sobre Tempra

"Se gasta demais então põe no gás!" 
Velho mão-de-vaca Tio do Kamikaze sobre Tempra

"Nós até converte Tempra, mas fica uma bosta e queima junta de cabeçote" 
Mexânico de uma alfisina boca de porco de conversão de motores a pum engarrafado gás natural sobre citação acima

“Não faço licenciamento há uns nove anos”
Situação normal de um dono de Fiat Tempra

“Desisto!”
APzeiro sobre pega contra Fiat Tempra Turbo

"Escapamento de Tempra com carburador fede a pum!" 
Tua mãe sobre Fiat Tempra: a culpa é do alto teor de enxofre na gasolina brasileira, e a reação no catalisador gerava gás sulfídrico

“Seguro para quê? Meu carro vale menos que a apólice!”
Senhor de 80 anos sobre Fiat Tempra HLX 16v

"Cara, essas Tempra SW ainda são uns puta carrão, bem equipada, o acabamento é foda, e agora já tem até verdureiro carregando aqueles caixotes de madeira velha com elas..."
Fã sobre Tempra SW

"Isso não é nada, eu já vi pedreiro e serralheiro usando, pelo menos é mais fácil ajeitar a máquina de solda no bagageiro dela que no Tempra normal. E no caso dos verdureiros do jeito que o ar condicionado dessas porra gela, fica mais difícil das verduras chegarem podres na feira do que com uma Belina velha..." 
Kamikaze sobre citação acima

“O filtro de ar está mais sujo que minha cela!”
Ex-presidiário (agora mecânico) sobre Fiat Tempra na oficina

"Deve ficar boa transformada em ambulância!" 
Primo do Kamikaze, aspirante a médico, sobre Fiat Tempra SW

“Eu insisto! Coloca a lanterna do Tipo!”
Dono de Fiat Tempra SW preocupado por não encontrar lanternas para seu carro

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Fiat Tempra é uma abreviatura de Temprasempre, um sedan lançado em 1991 no Brasil – o primeiro carro de porte médio da marca por aqui, baseado no Tipo. Foi querido por alguns, odiado por outros, e sobreviveu até pouco depois da chegada  do Marea. Hoje, além de viver na oficina, você nunca consegue repassá-lo (sim, repassá-lo e não revendê-lo, pois ninguém quer comprar esse carro!)...

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Tempra em seu típico estado de conservação

Seu design, bastante reto, com a traseira curta, seria anos depois xerocado pelo Renault Logan. O Tempra foi lançado em novembro de 1991, praticamente igual ao modelo, mas com alguns cortes de custos, como o uso da suspensão McPherson nos dois eixos, para poder aproveitar a escala de produção das peças. O problema é que impediu a instalação de um banco traseiro rebatível. O modelo nacional não tinha limpador do vidro traseiro, nem os eixos de contrabalanceamento que reduziam a vibração do motor, e só não depenaram mais porque se tirassem aquele último vidro lateral e deixassem fechado na chapa, viraria Logan...

Em 1993 o Tempra ganhava opção de motor 16v, exclusividade brasileira, com 127 cavalos (28 cv a mais que o 8v!!). Mesmo assim, o carro não respondia em baixas rotações. Já em 1994 vinha o Tempra Turbo, simplesmente o esportivo de série mais bombado do Braçil na época, com 165 cv. Curiosamente, ao invés de usar 16 válvulas como no Fiat Coupé (que depois começou a usar o motor Fivetech), usava 8 válvulas, por custo, resposta mais rápida em baixas rotações e menos complicação com a preguiça falta de preparo dos mecânicos, e foi a única versão do Tempra nacional com 8 válvulas a usar injeção multiponto.

Ganhou vários prêmios na época, sem falar nos diversos itens exclusivos. Ar-condicionado digital já estava presente, assim como freios ABS, check control, entre outros. Um carro avançado até demais pros braçileiros na época.

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No mesmo ano a Fiat importou a perua Tempra SW, o carro mais feio da marca vendido aqui nos anos 1990 ou não. Tinha suas qualidades, como painel digital (chupa New Civic!), freios ABS/EBD e UM airbag como opcional – melhor que o Tempra, nacional, que nunca teve o item de segurança disponível ao longo da carreira, mesmo sendo superior ao Tipo.

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Para a linha 1995, o Temproso ganhava um novo painel e a versão Stile, o famoso "TTS" – cuidado ao avistar um desses últimos, pois apesar do estilo discreto e das quatro portas, um turbo repousa sob o capô! Por unir a esportividade do motor turbo com o luxo de um topo de linha, o Tempra Turbo Stile foi um dos pika das galáxias entre os carros nacionais da época e é um dos modelos mais cobiçados entre os fãs do Tempra.

Tempra 96

No fim de 1996, já como modelo 1997, o Tempra Todas passou por um face-lift daqueles imperceptíveis: faróis menores e lanterna redesenhada. Sua gama de versões passava a ser composta pelos modelos SX (8v ou 16v), HLX 16v e Stile Turbo. Após a chegada do Marea, em maio de 1998, o Tempra ainda se manteve. A linha 1998 foi a última do ex-fodalhão, com leves retoques estéticos, ficando no mercado até novembro do mesmo ano. Até que durou bastante...

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O último modelo do Tempra só serviu para desinformados comprarem o velho sedan ao invés do Marea, que chegaria meses depois

Donos
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Estilização baiana básica

Sem status de colecionável e com manutenção cara, o Tempra apresenta o seguinte perfil de donos:
  • 479% foram prejudicados com os governos Collor, Itamar, FHC e Lula, podendo comprar apenas um carro usado como o Tempra
  • 206% são pedintes ou ex-pedintes
  • 113% são empresários falidos
  • 98% são pagodeiros
  • 95% curtem rap nacional
  • 91% são funkeiros
  • 89% são manolos que mantém os Tempra em estado de lixo
  • 77% entupiram o porta-malas e o banco traseiro de som
  • 62% são muleques de 18 anos que estão comprando seu primeiro carro
  • 54% xunaram o Tempra
  • 51% são pedreiros
  • 49% andam de escape aberto
  • 42% acreditou que chip esportivo adiantaria alguma coisa
  • 32% são ajudantes de auxiliares de serventes de pedreiro
  • 2% ainda fapeiam ao ver um Tempra
A maioria opta pelo Tempra SX 2.0 8v (alguns deles carburados) ou 2.0 Turbo, modelos que hoje não valem mais do que R$ 6.000 no estado em que estão. Detalhe: quase todos são financiados em 48x ou 60x sem entrada.

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“Pode deixar, nem precisa de chiclete para arrumar!”

Muitos donos (720%) usam fita isolante para pequenos reparos, ou no máximo peças do Fiat Uno, caso seja um caso mais grave. Os donos gostam de tirar rachas com Santana, Escort, Passat ou Logus, geralmente vencendo esses carros jurássicos. Aliás, o propriotário de um Tempra dificilmente venderá seu carro, a não ser para o ferro velho ou para sucata, quando alguém estiver precisando das peças. Alguns donos com valor de multas elevado deixam seus Tempra como pagamento para o DETRAN.

Verdades
Mesmo batido, não Tempra Honda Civic Si…
  • É muito comum utilizar Tempras detonados como brinquedos esportivos – geralmente os carros estão capotados ou com sérios danos que fizeram ter perda total, embora na prática ainda tenham condições de rodar... Vale enjambrar de tudo pro makinaum continuar queimando rodinha, desde AP até 6 caneco...
  • Assim como o Marea, o Tempra também sofreu por ser um modelo excessivamente sofisticado pro mercado nacional, sendo taxado de bomba porque sua manutenção não podia ser feita em qualquer mexânico boca de porco que só mexe com AP.
  • Venda de Tempra só vale a pena se for no boca-a-boca, porque o anúncio no jornal sai mais mais caro que o próprio carro.
  • Na Zoropa o Tempra teve motores 1.4 e 1.6, 1.8 DOHC (8 válvulas) e alguns 1.9 a diesel (incluindo alguns turbo, que mesmo assim tomavam benga de Fiorino 1.7).
  • Sabe aquelas lojas que prometem “tanque cheio de graça”? Pois na compra de um Tempra a promoção não vale. Se o carro estiver vazio, aí sim o valor cai pela metade.

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  • Na Europa, o Tempra Sedan tinha opção de painel digital (chupa New Civic!).
  • O Tempra 16v escapou de ser sobretaxado com a declaração de 127 cv, embora suspeitasse de que rendesse 135 cv – esse mesmo motor aparecia com 150 cavalos na Zooropa.
  • Algumas concessionárias do Braçil trocavam a engrenagem da primeira marcha da Tempra SW pela do Uno 1.6R.
  • A Tempra SW teve a versão Marengo, dedicada ao transporte de cargas, com acabamento mais rústico e sem banco traseiro, oferecida apenas no mercado europeu. Seria um prato cheio para as funerárias no Brasil... Por lá também havia versão 4x4!
  • DIZ A LENDA que alguns Tempra saíram da fábrica com adaptações para serem dirigidos por deficientes físicos entre 1996 e 1997...
lepra xunadasso[2]
Aloprou.

29 comentários:

  1. o eterno freguês do ômega cd

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  2. DONOS:

    •2% ainda fapeiam ao ver um Tempra

    kkkkkk
    ______________________________

    gostei da picape Tempra (acho q to ficando louco msm)

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  3. DEIXEM O LOGAN EM PAZ B.A.
    Só porque tenho um??rsrs

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  4. Ah meu vocês pegaram pesado com o Tempra agora eu já tive um comprei logo que foi lançado um 2.0 16V Ouro paguei 92.000.00 Cr$ é fião caro pra caralho e em 96 quando vendi só me deram 27.500.00 pelo carro o meu tinha bancos de couro e trálálá e que Filho da Purrinha que bateu o tempra para chegar aquele estado e deixar o coitado na mão de MaNoLiToS GaNg eu cuidava muito bem do meu Tempra era como umfilho para mim mas... eu desencantei e achava que me dariam 40, 50 ou até 60 mil pelo meu Tempra em 97 mas não deu e eu tive que pedir um empréstimo MONSTRO para comprar a minha Grand Cherokee Limited eu até poderia comprar a Laredo é que eu achava (e ainda continuo achando) aquele plástico preto na porta e no borrachão horriveis

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  5. Meu pai teve 2 Tempras, um SX bordô e um Stile Prata. Ele diz que um dia quer comprar outro Stile, só pra poder dar "umas puxada" no fim de semana.

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  6. cara, tem q fazer a verdades da saveiro! carro de manolo, q entope de som!

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  7. concordo com Alexandre, tem q fazer a verdades sobre a vw saveiro, carro de manolada q entope de sonzeira na caçamba!

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  8. Nunca tive, nem dirigi o mardito. Mas as "estorios" não são boas. hehe

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  9. EI!!! VC PODIA POSTAR O VÍDEO DO TEMPRA TRAÇÃO TRASEIRA COM MOTOR DE OPALA 6 CANECO!!! QUEM QUISER PROCURE NO YOUTUBE!!!!

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  10. É um bom carro enquanto está 0 km. Assim como o Marea e outros Fiats.

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  11. meu pai trocou o gol gts turbo dele por uma bomba dessa em 99,era um HLX 2.0 16v vinho 1996,o bagui avuava,passava de 190 facin,pena que hoje qualquer vIdA Loka da vila pode ter um,estava vendo um anuncio por esses dias e encontrei um SW topadaum por 4.500.

    ainda quero ter um stile,pena que vou ter rodar o BraCil inteiro pra achar uma tranquera dessa em bom estado.

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  12. Edwilรσи Tєcн Bяαรiliиσ disse...
    É um bom carro enquanto está 0 km. Assim como o Marea e outros Fiats.

    5 de outubro de 2011 18:42

    os recalls do gol g5 mandam lembranças...

    eu sempre gostei do tempra, tanto que ano passado até andei olhando uns à venda... o único vacilo da fiat foi nunca ter disponibilizado câmbio automático no tempra na república das bananas... na zooropa tinha até uma versão com câmbio cvt...

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  13. Július Max: corrige a parte onde fala dos motores, pois se é DOHC (Double Overhead Camshaft) é 16V e não 8 como foi dito lá!

    Em tempo: tem um Tempra perto de casa que o cara aceita trocar em por uma Biz. Pelo modelo é do ano 1991/1992, e cheguei a sonhar com o carro! Ainda passo lá e pergunto quanto o cara faz "no ca$h", sendo que tá sem a maçaneta da porta do motorista e algum fdp quebrou o pisca dianteiro direito, sendo que até a semana passada o pisca estava intacto.

    Só pra constar: tenho fotos de um Tempra Turbo vermelho que estava abandonado em uma verdadeira alficina, e que, só de multas, passava de 5 mil reais. Merecia aparecer aqui tbm!!! (dizem que hj o carro está abandonado e sem as rodas!!! #QueDó :(... )

    Abs
    Kiko Molinari

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  14. Sem dúvida aí está um carro lendário e emblemático!
    Porém não concordo com o desenho similar ao Logan, pra mim essa comparação é uma ofensa ao carro da Fiat.

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  15. No aguardo: verdades sobre o VW Santana.

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  16. Eu fui verificar na Wikipedia e não está claro, mas aparentemente o 1.8 era 8v mesmo, apesar de DOHC.

    Na verdade, nada impede que um motor 1.8 8v seja DOHC. (O motor do Alfa 2300, aqui mesmo, no Brasil, era DOHC.) Só não sei o que um motor DOHC 8v faz que um SOHC 8v não consegue fazer.

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  17. Ê carrão... lamentável seu fim!
    mas eu racho de rir com os "coments" antes da matéria hahahaha

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  18. As pessoas falam mal da Fiat, mas não sabem que hoje em dia a marca já não é mais a mesma de quando começou no Brasil há 35 anos atrás, porém entendo as pessoas que hoje falam mal de Fiat, pois o 147 queimou o filme da marca e por isso até os dias de hoje tem gente que não compra Fiat de jeito nenhum.

    Mas devo falar que aqui em casa temos um Novo Uno que é um excelente carro, é verdade que ele apresentou algumas falhas de injeção eletrônica quando era um pouco mais novo, porém a concessionária resolveu o problema e hoje o carro roda sem grandes problemas e eu gosto muito dele.

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  19. Léo Lino disse...
    Eu fui verificar na Wikipedia e não está claro, mas aparentemente o 1.8 era 8v mesmo, apesar de DOHC.

    Na verdade, nada impede que um motor 1.8 8v seja DOHC. (O motor do Alfa 2300, aqui mesmo, no Brasil, era DOHC.) Só não sei o que um motor DOHC 8v faz que um SOHC 8v não consegue fazer.

    5 de outubro de 2011 20:18

    tanto o 1.8 quanto o 2.0 eram dohc mesmo... dizem que dohc tende a pegar mais rotação e ser mais fácil de ter fluxo cruzado num cabeçote com câmara hemisférica...

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  20. HAA... PENSEI QUE ERA "VERDADES SOBRE O REANULT LOGAN"

    KKKKKKKKKKKKKKKKK

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  21. kkkkkkkkkkkkkkkk
    essa foi mto boa, mtas verdades tipo a do licenciamento!!!
    meu pai teve um alfa 155 po bem q eu sempre reparei uma serta semelhança...
    muda a frente os paralamas,no + é qze indentico!!
    (salvo o interior do alfa q dava de relho no tempra)

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  22. Tenho um tempra Stile como já mandei para o vc no BA, já tive um omega CD tb no primeiro post diz que o tempra é fregues do omega, so se for nas vendas, pois a tecnologia empregada no motor 2.0 turbo é muito superior a dos motores 3.0 alemao do omega e o 4.1 do velho opala. E outro o meu tempra anda muito e finalmente achei o mecanico certo para mexer nele, pq infelizmente os mechanicos de ap nao entendem como preparar aquele motor, este post é ate uma realidade de um carro pouco valorizado por causa de mecanicos fdp que nao entendem de carro. mas sobre o TTS Tempra ninguem... vlw

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  23. Esses carros quando eram novos eram show de bola, foi sucesso entre a classe média. Pode ser Corolla, Civic ou qualquer um que eles só ficam no máximo 2 anos com o carro. Só reclama quem comprou usado e teve que fazer as manutenções...

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  24. alfa 155 e ele são irmãos de plataforma mas o tempra eh mais gordinho em relação ao seu irmão,meu pai teve um bordô 94 serie ouro o krro é um mimo é tudo elétrico até a regulagem dos bancos....o bichinho ele dava uma vibrada em baixa velocidade....

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  25. Após ler esses Verdades e os coments, me deu curiosidade de pesquisar valores do carro na tabela fipe e no ML. Impressionante como esse fiat hoje não vale uma caixa de paçoquinha... desvalorizou demais!!

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  26. Os Tempra 8 v são DOHC Tambem, um pra admissão e outro pra escape.

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  27. "Assim como o Marea, o Tempra também sofreu por ser um modelo excessivamente sofisticado pro mercado nacional, sendo taxado de bomba porque sua manutenção não podia ser feita em qualquer mexânico boca de porco que só mexe com AP."

    è isso que acontece no Brasil, o povo quer carro top e quando tem não sabe fazer as manutenções, eita povo otário!

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  28. A fiat só se fudeu por lançar carros que estavam muito a frente do seu tempo (no Brasil claro) já q eram carros mais complexo e com mais eletronica do que os APzaum, ai qquer sé ruela de esquina não consegue mexer e vira "bomba".
    TTS, tempra ninguém mesmo hehe ri muito com esse verdades. Abraços

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  29. Excelente carro!
    Injustiçado por ser tão a frente tecnologicamente de seus concorrentes na época! Na década de 90 o Tempra e Omega tinham o mesmo status que Fusion e Azera possuem hj.
    Tenho um 96 2.0 8v fuçado com 368cv nas rodas. Nunca me trouxe problemas, tanto quanto estava original quanto agora. Seu unico problema mesmo é a desvalorização só isso. E mesmo assim o meu esta super conservado e ja tive proposta de 13mil reais nele, mas não vendo por nada neste mundo.

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